PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANO DE MELHORIA 2025-2027
Processo de Autoavaliação e Plano de Melhoria
O Agrupamento encontra-se a desenvolver o Processo de Autoavaliação, com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade educativa. Este processo, conduzido pela Equipa de Autoavaliação (EAA) em articulação com a Direção, promove uma cultura de exigência, responsabilidade e compromisso com a eficácia e eficiência do serviço prestado à comunidade.
Objetivos da Autoavaliação
A autoavaliação visa:
- Garantir o sucesso educativo dos alunos, através de uma cultura de qualidade e corresponsabilidade;
- Valorizar os pontos fortes do Agrupamento, potenciando-os como instrumentos de desenvolvimento;
- Identificar fragilidades e reestruturar práticas organizacionais e pedagógicas, de modo a melhorar a qualidade educativa;
- Consolidar uma cultura de autoavaliação como ferramenta de gestão eficaz.
Equipa de Autoavaliação (EAA)
A EAA é composta por representantes de toda a comunidade educativa, assegurando uma participação plural e representativa:
Diretora do Agrupamento: Maria de Fátima Morais
Educação Pré-Escolar: Aida Gouveia, Maria João Baleia, Maria João Fernandes
1.º Ciclo: Mara Ribeiro, Marta Santos, Rogério Pereira
2.º Ciclo: Manuel Alfaiate, Tânia Rebocho
3.º Ciclo/Secundário: Marília Pacheco (Coordenadora), Paula Queiroz
Ensino Profissional: Vanda Guerreiro
Qualifica: Paulo Carvalho
Instrumentos de Recolha e Análise
Para sustentar a construção do Plano de Ação de Melhoria (PAM), a equipa analisa diversos instrumentos:
- Inquéritos de satisfação dos serviços;
- Inquéritos CAF Educação;
- Observatórios pedagógicos;
- Reflexões dos departamentos e grupos disciplinares;
- Outros documentos relevantes que contribuam para a identificação de áreas de melhoria.
Plano de Ação de Melhoria (PAM) 2025-2027
O PAM 2025-2027 representa uma reformulação estratégica do plano anterior, dando continuidade às ações do biénio 2023-2025. Adaptado à realidade do Agrupamento e aos recursos disponíveis, estabelece um horizonte temporal de dois anos letivos, reforçando a organização escolar e as práticas pedagógicas com impacto direto na qualidade do serviço educativo.
Etapas do Projeto de Autoavaliação
O processo decorre em várias fases estruturadas:
- Planeamento Estratégico – PAM inicial e normativos
- Definição de Ações de Melhoria- Identificação de prioridades, metas e indicadores, com envolvimento da comunidade educativa
- Implementação – Publicação e divulgação do documento
- Monitorização – Avaliação intermédia
- Preparação do CAF Educação – Questionários e análise
- Reformulação – Elaboração do novo PAM

Todos os documentos resultantes destas etapas serão disponibilizados nesta secção da página do Agrupamento, permitindo o acompanhamento transparente e contínuo por toda a comunidade educativa.
A Equipa de Autoavaliação do Agrupamento