IndieJunior 2023

IndieJunior 2023

Entre os dias 2,4 e 5 a Escola Mestre Domingos Saraiva, fez-se representar por cerca de 200 alunos no festival de cinema Índie Lisboa, na rubrica mais dedicada às escolas, o ÍndieJunior. Este festival de cinema de curtas metragens é programado por diferentes alunos com diferentes faixas etárias e de diferentes ciclos de ensino.
Na espetativa de dar aos alunos uma tarde diferente e diferentes aprendizagens e enquadrado no projeto ubunto, dentro da área de intervenção na comunidade, vários diretores de turma e professores levaram os alunos ao cinema.
Dia 2 de Maio foram à Culturgest as turmas do 5°A e do 6°E participar na sessão reservada ao 2° ciclo. Onde tiveram a oportunidade de ver várias curtas metragens. Todas elas retratavam aspetos muito semelhantes à vida de cada um dos nossos alunos. Assistiram ao ” O Nascimento do Oásis”, França; “Aikiddo”, Bélgica; “O Lobo e o Cão”, França; “Magma”, Países Baixos; “No Quarto de Cima”, Áustria/Hungria.
Já no dia 4 de maio, no histórico cinema S. Jorge as turmas do 9°A, 9°B, 9°C e 7°A, assistiram à sessão programada por alunos do 3°ciclo. Estes alunos puderam visualizar, “Amigos de Verão”, França; “Os Montes da Gaby”, Canadá; “Troca no Dentista”, Países Baixos e “Corte”, República Checa.
Também no dia 5 de Maio as turmas do 7°B e do 9°D, desta vez na Culturgest, poderiam ver esta mesma sessão. Não muito onde dali, no famoso Cinema S.Jorge os alunos do 10°LH estiveram na sessão do ÍndieJunior, reservada aos alunos do secundário. Nesta sessão poderam partilhar a mesma sala com o vocalista Sam the Kid, na sessão do “Crash”, EUA. Um documentário em torno dos 50 anos do Hip Hop. No final da sessão Sam the Kid falou com os alunos sobre este estilo musical e partilhou momentos do seu trabalho e percurso profissional.

9 turmas, 3 dias e muitas sessões de cinema ajudaram ao convívio e à partilha de bons momentos.


No seguimento da participação do agrupamento no festival IndieJúnior de Lisboa e ainda enquadrado no projeto UBUNTU, dentro da área de intervenção na comunidade, bem como, no Serviço de Psicologia e Orientação, os alunos do 10º LH e do 11º do Curso Profissional de desporto, puderam assistir no dia 26 de maio à curta-metragem Morte em Agosto de Bruno Abib. Seguido de uma conversa em torno da temática da curta-metragem, os alunos, através de mais um momento de educação não formal, discutiram problemáticas relacionadas com a violência, o alheamento da realidade, a sua visão dos vídeo jogos. Este momento contou com a participação de Jéssica Pestana, do Cineclube IndieLisboa, com o realizar Bruno Abib e com a Psicóloga Raquel Jerónimo, do SPO.

Morte em Agosto foi filmado entre as paisagens de Mem Martins e do Cacém.

Profª. Eduarda Sousa Ferreira