O processo de autoavaliação tem como missão identificar os aspetos que possam contribuir para a melhoria da qualidade educativa e dos seus níveis de eficácia e eficiência, estimulando uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade.
Baseia-se numa abordagem ao trabalho da organização, promovendo de forma colaborativa, processo de reflexão interna sobre os modos como nos organizamos e gerimos os nossos recursos internos e externos para a prossecução dos objetivos de melhoria da qualidade educativa, através das melhores práticas organizativas e pedagógicas.
Deste modo, o plano de melhoria irá conter as áreas de melhoria, os aspetos a melhorar ou a consolidar, as ações estratégicas de melhoria, os objetivos específicos a atingir, as metas claras e objetivas, os intervenientes envolvidos nas diferentes tarefas, a calendarização no tempo e os mecanismos de autorregulação/monitorização que permita reavaliar com eficácia o grau de implementação e sucesso das mesmas.
O processo de autoavaliação e plano de melhoria enquadram-se no âmbito do disposto na legislação em vigor e pretende:
– Assegurar o sucesso educativo dos alunos, promovendo uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade de todos os agentes intervenientes na escola;
– Identificar os pontos fortes do Agrupamento, enquanto organização, de forma a desenvolvê-los e valorizá-los como instrumentos e estratégias para o desenvolvimento da qualidade educativa;
– Identificar os pontos fracos do Agrupamento, de forma a reestruturar, princípios e modelos organizacionais e funcionais com vista ao aumento da qualidade educativa;
– Desenvolver, na organização, uma cultura de autoavaliação como estratégia de gestão eficaz dos recursos educativos e das boas práticas organizacionais e pedagógicas.
A Equipa de Autoavaliação (EAA) é representativa de toda a comunidade educativa. A equipa integra seis professores, um assistente técnico, um assistente operacional e um encarregado de educação. Pretende-se que a equipa transmita, de forma clara e detalhada, o processo de Autoavaliação do agrupamento como fator relevante na organização escolar do agrupamento.
As nossas Ações de melhoria
- Ação de Melhoria 1- Melhorar e promover a qualidade dos processos ensino aprendizagem.
- Ação de Melhoria 2- Criar ferramentas e mecanismos eficazes de recolha e tratamento de dados referentes ao funcionamento do Agrupamento.
- Ação de Melhoria 3- Melhorar a comunicação interna e/ou externa.
Plano de Comunicação
O plano de comunicação pretende, assim, assegurar e disponibilizar de forma periódica e contínua a informação relevante sobre o desenvolvimento dos acontecimentos e impacto das decisões que vão sendo tomadas no processo de autoavaliação.
Apresentação simplificada do PAM à comunidade: https://spark.adobe.com/page/mNeEK5Ho7hPKd/
O Plano de Melhoria
O plano de melhoria é um documento elaborado pela EAA em articulação com a Direção, onde são especificadas as áreas de melhoria, os aspetos a melhorar/consolidar, as ações estratégicas de melhoria, os objetivos a atingir, as metas, os intervenientes, a calendarização no tempo (cronograma) e os mecanismos de autorregulação/monitorização que permitem avaliar com eficácia, o grau de implementação e sucesso das mesmas e delinear as ações futuras.
O PAM relativamente ao letivo 2021-22 foi reformulado pela Equipa de Autoavaliação em articulação com a Direção e dará continuidade as estratégias propostas em 2019/2020, que por consequência da situação pandémica nos últimos 2 anos ainda não desenvolveu todas as atividades propostas que são sem dúvida alguma, mobilizadoras da melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo.
Em suma, o PAM está adaptado à realidade da organização escolar tendo em conta os recursos disponíveis e o horizonte temporal de 1 ano letivo e estará disponível para leitura na íntegra (Pam 2021#22 inicial), na página do Agrupamento.
O documento na integra está disponível em anexo encontra-se aqui, para conhecimento de todos.
A Equipa de Autoavaliação do Agrupamento