SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas do Algueirão, encontra-se em funcionamento, desde 2000, sendo composto por uma psicóloga – Raquel Jerónimo

Biografia

Raquel Jerónimo, Mestre em Psicologia da Educação e formação pós-graduada em psicopatologia da criança e do adolescente. Especialista reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses na área da Educação e na área da Clínica e Saúde. Psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação desde 1999 no Agrupamento de Escolas do Algueirão. Nos anos letivos de 2010 a 2015 exerceu funções cumulativamente no Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos, em Fitares, Rio de Mouro. Tem colaborado na formação de Psicólogos como orientadora de estágios escolares e profissionais. Desenvolve vários projetos na escola e comunidade, no âmbito do desenvolvimento das competências socioemocionais, a prevenção dos comportamentos de risco e promoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente ligados ao Bullying, comportamentos aditivos e bem estar docente. Atualmente acumula as funções de coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).

Ação

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

O que são os Serviços de Psicologia e Orientação?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio educativo, que articula com as estruturas de orientação educativa da escola e com outros serviços locais para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos, a promoção e desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

Atribuições

No contexto das atribuições genéricas definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de Outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento desenvolve a sua intervenção em três domínios:

  1. Apoio Psicológico e Psicopedagógico (apoio dirigido a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas);
  2. Orientação Escolar e Profissional (ações de informação escolar e profissional e de aconselhamento vocacional, apoiando o processo de tomada de decisão e de construção do projeto de vida, principalmente, dos alunos em anos terminais de ciclo, bem como promovendo a articulação da escola como o mundo das profissões e do trabalho);
  3. Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa (colaborar, na sua área de especialidade, com outros serviços/projetos da comunidade escolar, bem como, articular a sua ação com outros serviços especializados da comunidade envolvente).

Autonomia Técnico-Científica

A profissional que integra o serviço dispõe de autonomia técnica e científica. A psicóloga depende do Órgão de Gestão e Administração do Agrupamento, sem prejuízo da sua autonomia técnica e científica e do respeito pela sua deontologia profissional. Os profissionais dos SPO respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas internacionais aceites para as suas funções, nomeadamente a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, no respeito pela sua cultura, interesses, valores e decisões.

Atendimento

Durante a semana, de 2ª a 6ª feira de acordo com data e hora agendada. Pode ser marcado presencialmente, através do contato telefónico da escola (219225150) ou e-mail: raquel.jeronimo@emds.edu.pt

Regimento