Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No passado dia 3 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Neste dia, debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência, bem como a criação de condições de inclusão destes cidadãos.
Na nossa Escola promovemos a equidade para a igualdade e não ficamos alheios a esta efeméride que tanto nos faz refletir e colocarmo-nos do lugar do outro. Promovemos atividades e encontros que foram ao encontro dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
No âmbito desta comemoração, o grupo da Educação Especial, em cooperação com o grupo de Educação Física, o grupo de Educação Visual, a equipa das Bibliotecas Escolares promoveu diversas atividades nas escolas do Agrupamento, a fim de consciencializar a população escolar para a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade e na escola.
Origem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
A ONU – Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, por meio da resolução A/RES/47/3, em sessão plenária que aconteceu na Assembleia Geral em 14 e outubro de 1992.
Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar “não deixar ninguém para trás”.