Os mistérios dos buracos negros

No dia 25 de Outubro 2023, as turmas 8ºA, 8ºB, 8ºC e 10ºCT participaram no ciclo de conferências “O espaço vai à escola” assistindo a uma palestra online com a investigadora Dra. Isabel Suárez Fernández sobre os buracos negros.
Nesta palestra descobrimos que os corpos celestes provocam uma deformação no espaço-tempo, quanto maior for o corpo maior a deformação. Quando a deformação é grande o suficiente pode ocorrer um buraco negro.
A força gravitacional de um buraco negro é tão elevada que nem objectos, nem a própria luz conseguem sair após o horizonte de eventos.
Aprendemos que, em teoria, se uma pessoa estivesse na proximidade de um buraco negro ocorria uma esparguetização, ou seja, como os pés estão mais próximos do buraco negro do que a cabeça da pessoa sentem uma maior força gravitacional sendo puxados, a pessoa ficaria esticada.
Ainda por comprovar está a existência de buracos brancos e túneis de minhoca, embora matematicamente possível nunca foram identificados no universo.
Um buraco negro pode desaparecer sendo engolido por outro buraco negro de maiores dimensões.
Pesquisamos posteriormente que um buraco negro pode ter temperaturas muito baixas de 10^-7 K.
Esta palestra foi muito interessante porque desenvolvemos o nosso conhecimento sobre um tema não muito habitual nas nossas aulas.