Palestra sobre Ditadura e 25 de Abril de 1974

“Realizou-se, no passado dia 17 de abril, na Sala de Reuniões da Escola, uma Palestra sobre a ditadura portuguesa, denominada Estado Novo, e a Revolução do 25 de abril de 1974, destinada aos alunos do 9.º ano. As turmas foram acompanhadas pelo professor de História e assistimos à palestra do professor Francisco Cantanhede, autor do nosso manual de História.

O professor Francisco falou sobre a sua experiência de vida e foi muito interessante para nós porque aprendemos muitas coisas sobre como se vivia sem ter liberdade, antes do 25 de abril, e como a vida era difícil, sobretudo por causa da miséria e da Guerra Colonial. Falou de vários temas interessantes, como por exemplo dos seus tempos na escola e como era difícil estudar antigamente. Também respondeu a todas as nossas perguntas e contou-nos como se evitou que morressem pessoas na revolução, comentando um excerto dum filme. Todos gostámos da palestra e contribuiu para percebermos melhor a sorte que temos por podermos estudar em paz e liberdade. Achamos que foi uma atividade interessante e deu-nos uma visão humana dos acontecimentos.”

Texto elaborado pelos alunos da turma 9.ºB