Academia de Líderes UBUNTU

Academia de Líderes UBUNTU

Programa Escolas Ubuntu integrou a “Ação Específica 1.6.2 – Programa para competências sociais e emocionais”, concorrendo para o objetivo global de promoção de medidas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e ao combate às desigualdades através da educação. Desta forma, procura dar respostas à necessidade de recuperação de aprendizagens e garantir que ninguém fica para trás.
A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas é um programa de desenvolvimento de competências socio emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço, destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos.
Desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala, o projeto baseia-se na filosofia Ubuntu – “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade.
O nosso Agrupamento aderiu ao projeto Ubuntu no ano letivo 2021/2022 e conta, neste momento, com 48 alunos, 6 professores e 1 técnico com formação nesta metodologia de capacitação de jovens que se baseia numa ética de cuidado, de liderança servidora e de construção de pontes. Para informações adicionais:

https://www.academialideresubuntu.org/pt/escolas-ubuntu

Trata-se de um programa de educação não-formal marcado por uma dimensão experiencial e relacional: “Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas.” (Conceito Ubuntu).”
A operacionalização deste método faz-se através da realização de Semanas Ubuntu que capacitam alunos do 3º ciclo e secundário no Método Ubuntu. A continuidade de promoção de competências pessoais e sociais prolonga-se na frequência do Clube Ubuntu, preferencialmente de periodicidade semanal e tal como o previsto no Plano Escola +21|23, eixo 1 Ensinar e Aprender, domínio 1.6 + Inclusão e Bem estar.